quinta-feira, 26 de março de 2009

RSS

Uma ferramenta do mundo digital que até pouco tempo eu desconhecia e quetambém pode ser novidade para os meus poucos leitores, é o RSS (REALLY SIMPLE SYNDICATION). A facilidade é sua principal característica. É fácil de criar, e traz um universo de facilidades para o assinante. O principal ponto positivo que eu achei, foi que diariamente eu entro no Google Reader e sempre tem uma atualização de blogs ou notícias, fazendo com que eu tenha uma lista de sites de minha preferencia, não tendo que gastar tempo clicando várias vezes para entrar nos textos que eu realmente quero ler. O ponto negativo que eu pude constatar, é que se eu fico um dia ou mais sem olhar, fica tudo em negrito (rsrs), com vários textos para ler, e pode fazer com que eu me perca no tempo lendo todo esse material.

Funciona assim: você assina um leitor de RSS (no meu caso foi o Google Reader). Em todo site que você entrar e achar interessante os textos, e quiser ler diariamente, é só procurar o ícone e adicionar o endereço em seu leitor.

Já tenho 17 feeds adicionados ao meu leitor, e a cada dia adiciono mais alguns. Entre os meus feeds estão os blogs do Zeca Camargo, Tas e Reinaldo Azevedo, além dos blogs sobre joranalsmo como o Novo em folha e Máquina de escrever.


Quem quiser o passo-a-passo certinho, a jornalista do jornal Folha de S. Paulo, Ana Estela de Sousa Pinto, fez um tutorial que ajuda bastante quem nunca acessou esse recurso. Se você se interessou clique no carinha ao lado .

2 comentários:

  1. Olá!

    Olha só resolvi criar um blog. Quando puder passa lá em comenta. Ah e o seu link já está lá na seção "Eu recomendo".

    http://edelsonlopes-viverbrasilia.blogspot.com/

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo trabalho Edson. Parabéns! Concordo com você que um dia sem ler os feeds gera um enorme acúmulo de informação, mas nesse caso é preciso fazer uma nova seleção e ler só o que realmente interessa.

    ResponderExcluir