quinta-feira, 9 de abril de 2009

Corrupção sem fim


Alguém já percebeu que além das tragédias naturais, dos crimes hediondos e de casos de pedofília, outra notícia que aparece todos os dias são os escândalos envolvendo políticos? Isso já é de praxe no Brasil, mas os escândalos estão aumentando. Ou o jornalismo e a polícia estão trabalhando muito, ou realmente, os políticos perderam a ética e o respeito com o povo brasileiro. Já é uma vergonha para o cidadão brasileiro ver em indicadores internacionais, que o Brasil é um dos países mais corruptos do mundo, e ter no governo pessoas que não se importam em manter ações criminosas. Caso são pegos e denunciados, é só pedir a renuncia que está tudo bem. Em alguns meses eles voltam e continuam a sua vida política (ou criminosa?). Vejam o caso Renan Calheiros e Collor. Eles decepcionaram o povo brasileiro e voltam a tona em cargos importantes no governo. Collor, que por muito tempo, foi sinônimo de governo corrupto, é responsável agora pelas contas do PAC. Só espero que o PAC não "emPAC".


Decidi escrever este post, depois de ler o editorial (na primeira página) do jornal Folha de S.Paulo de hoje. Mal comecei a ler o jornal e já me senti sufocado com tantos casos de corrupção. Vou listar aqui no blog mas para ler o texto "Crise no Congresso" na íntegra, visite o site do jornal (exclusivo para assintantes) ou leia o jornal impresso.


Semana no Congresso

  • Sábado: A Folha de S. Paulo apurou que a Gráfica do Senado está sendo usada de forma indevida. Há parlamentares que fazem elogios á própria atuação.
  • Domingo: Deputados e senadores são contra a investigação de empreiteiras que fazem doações para campanhas. Para eles, seria como "destampar uma panela de pressão" e causaria um efeito dominó. Ou seja, muitos tem o rabo preso.
  • Ainda no domingo: Descobre-se que o limite de 5 passagens aéreas gratuítas para cada membro do Congresso não é respeitada. O valor pago em dinheiro, daria para pagar mais de 20 passagens aéreas.
  • Terça-feira: O Painel da Folha, apurou que em um único posto de gasolina, em um único dia, um político "gastou" 4 mil reais. E ainda apresentou a nota fiscal para provar.
  • Ainda na terça-feira: descobre-se que a sogra de um assessor do líder do PMDB no senado Renan Calheiros, é uma funcionária fantasma da casa há mais de seis anos.
  • Quarta-feira: A Mesa Diretora voltou atrás e não vai mais restringir os gastos com passagens e alimentação, combinadas na semana passada.

Ufa, fiquei exausto. E isso tudo só em uma semana. Imagina o que um parlamentar corrupto consegue em quatro anos de poder. E quando consegue se reeleger? São mais quatro anos roubando. Precisamos de uma reforma política urgente. E os jovens que foram tão atuantes na época da ditadura, precisa se mobilizar e conversar com o maior número possível de pessoas sobre política, por que infelizmente, no Brasil, muita gente não tem condições de comprar um jornal, e quando ouve no noticiário, prefere achar que isso não afeta o próprio bolso. Afeta sim, e muito. Enquanto os deputados, senadores e afins roubam o nosso dinheiro, o orçamento de turismo e esporte, foi reduzido em 85%, o que significa menos emprego para essas duas áreas, tão importantes para o Brasil, afinal o que seria o Brasil sem o futebol (só como um dos vários exemplos de esporte praticado no Brasil) e sem as belezas naturais?


Fonte: Folha de S. Paulo

Foto: Google imagens

4 comentários:

  1. Lendo esse post lembrei de um certo político que atende pelo nome de Joaquim Domingos Roriz! Fico pensando o que que o povo do Distrio Federal viu nesse cara?
    O Distrito Federal até hoje só teve três governadores eleitos pelo povo em 5 eleições, dessas apenas duas não são do Roriz. E mais na última eleição o cara foi eleito senador da república. E o que ele fez? Aprontou no senado! Depois renunciou e passados dois volta e uma multidão de gente aparece para prestigiar o cara.

    Sem falar do atual governador Arruda, que aprontou no senado e depois voltou como se nada tivesse acontecido! Esta mais do que na hora de acordarmos!!

    ResponderExcluir
  2. É verdade Edelson. E pelas pesquisas preliminares, Roriz tem até chances de voltar. Acho que depois que um político decepciona seu povo, não deveria mais voltar. Quando um trabalhador é demitido ele pode voltar? Não. E por que a gente insiste em colocar pessoas sem caráter no poder? É hora de dar um basta mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, triste mesmo essa situação que o Brasil se encontra, eu sou uma das milhares de brasileiras que já estão conformadas e sem nenhuma perspectiva de que o Brasil algum dia virará um país sem corrupção, pra mim issu é uma utópia. Assim como a violência nas grandes cidades, porque os polícias que serviam para nos defender também são esses homens violentos que nos aterrorizam. A única solução que vejo é que devemos orar muito.(não é sarcasmo!) ^^

    ResponderExcluir
  4. Infelismente vivemos em um pais onde a maioria da população não tem informação e também não tem interesse de se informar sobre a política deixando assim eles fazerem o que é de conviniência pra eles e dessa forma esquecem com facilidade tudo de ruim que já fizeram e deixam de conhecer seus verdadeiros direitos como cidadãos.E lamentávelmente agindo assim contribuem e muito mesmo que involuntariamente com a corrupção.

    ResponderExcluir