segunda-feira, 11 de maio de 2009

Município de MG enfrenta graves problemas urbanos

Localizado na zona da mata do estado de Minas Gerais, o município de Santos Dumont fica a 240 quilômetros da capital Belo Horizonte e até o início dos anos 90, era considerado como um local pacato, de baixa densidade demográfica e atividade econômica baseada em pequenas indústrias, produção de laticínios, comércio e pecuária. A proximidade com Juiz de Fora, município de grande porte na divisa dos estados de Minas e Rio de Janeiro, vem alterando sensivelmente, no entanto, as características de Santos Dumont nos últimos anos.

Santos Dumont se transformou em opção de residência para muitos dos trabalhadores que chegam à região em busca de trabalho, aumentando a população da cidade de 180 mil para 350 mil em apenas 15 anos. Por tratar-se de famílias com renda superior à registrada tradicionalmente no município (cerca de 130% maior), verificou-se também uma forte expansão no número de veículos “per capta” (70%) e em conseqüência, o surgimento de congestionamentos constantes, além de uma diminuição da demanda do transporte público coletivo fornecido pela Companhia Pública de Ônibus (CPO).
A redução da demanda, por sua vez, gerou queda na qualidade do serviço prestado e está provocando a procura, cada vez mais freqüente, de meios alternativos de transporte.

Diante das cada vez mais intensas reclamações dos usuários do sistema de transporte público e do aumento da procura por meios alternativos, a CPO elaborou um diagnóstico sobre a realidade verificada e concluiu que a demanda por transporte na cidade ainda é muito significativa (cerca de 250 mil passageiros transportados diariamente), mas que sua frota está velha (400 veículos com mais de 7 anos) e sem manutenção adequada. Constatou ainda, que as tarifas aplicadas cobrem apenas 75% dos custos operacionais da empresa.

Com relação à qualidade do serviço prestado, o diagnóstico realizado pela CPO identificou que os passageiros reclamam da falta de cortesia dos motoristas e, principalmente, da falta de cuidado com que os ônibus são conduzidos (alta velocidade, ultrapassagens perigosas, paradas distante dos pontos e outros). Por outro lado, o Sindicato dos Motoristas afirma que os salários são extremamente baixos; que a jornada de trabalho é muito longa; que os veículos estão em péssimo estado de conservação; e que os caminhos a serem percorridos são de difícil acesso e não oferecem condições adequadas.
As ruas de Santos Dumont, especialmente nos bairros mais afastados, são realmente complicadas. Seu traçado é tortuoso, há pouca sinalização e o estado do asfalto (quando há) não pode ser considerado nem mesmo regular. Responsável pela manutenção das ruas, o Departamento de Obras Pública (DOPM) alega, no entanto, que seu orçamento anual é insuficiente para manter o bom estado das ruas já existentes ou para construir novas vias de acesso mais rápidas e melhores para os bairros mais afastados.

Uma das alternativas sugeridas para aumentar a qualidade do serviço de transporte público oferecido e, conseqüentemente, reduzir os congestionamentos e a procura por meios alternativos de transporte, é o aumento das tarifas. A sugestão, no entanto, já foi vetada pela prefeita da cidade que não admite discutir o assunto enquanto a CPO não passar a oferecer um serviço de qualidade minimamente aceitável.
Leia mais:

Fonte: material fornecido pela professora Raquel Sacheto.

6 comentários:

  1. Olá Edson!

    Acho que essa história eu conheço. Mas não em um bairro e sim na capital federal! Podemos ver que muitas coisas relatada é bastante semelhante ao que vivemos aqui:
    - Inchaço populacional;
    - Alta demanda de veículos (e congestionamentos);
    - Tarifa de Coletivos altas;
    - Ônibus em péssimo estado e velhos.

    Mas enfim, parabéns pela matéria.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Edelson. A matéria não foi produzida por mim, mas você tem toda a razão. Brasília já vem passandos por esses mesmos problemas. Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Oi Edson,

    Bom trabalho! Parabéns. Apenas uma ressalva sobre o primeiro link do "Leia Mais" que não funcionou.

    ResponderExcluir
  4. meu deus, eu sou morador de Santos Dumont e nao tem nada disso, Santos Dumont realmente fica perto de Juiz de Fora mais tem apenas 60.000 habitantes e o trasporte publico é tranquilo, quem foi q fez essa materia TOTALMENTE MENTIROSA?

    ResponderExcluir
  5. cara quem que conseguiu essas informações?
    e essas fotos?
    eu moro aqui e não é bem assim não, é verdade que o município de Santos Dumont fica ao lado de Juiz de Fora, e que o transito fica meio caótico as vezes, mas a cidade tem cerca de 60.000 habitantes e essas fotos nem são daqui!!!

    ResponderExcluir