quinta-feira, 14 de maio de 2009

Protegendo o que é nosso

Foto: © Greenpeace/Russel Monk

Aconteceu ontem (13/05) no Congresso Nacional a vigília pela Amazônia. Um movimento como esse deve ser acompanhado pela população, infelizmente não foi amplamente divulgado antes da realização para que todos pudessemos estar presentes lá, apoiando a iniciativa que começou com os atores globais Cristiane Torloni e Victor Fazano, que colheram 1,1 milhões de assinaturas em defesa da Amazônia. É triste saber que enquanto estava acontecendo a vigilia, foi aprovado na Câmara, uma medida provisória que legaliza a situação de posseiros na região.

Leiam o texto de Miriam Leitão

Vigília pela Amazônia

A vigília pela Amazônia, no Congresso, terminou de madrugada. Para os ambientalistas, há no Congresso uma ofensiva contra a floresta, com propostas que prejudicam o meio ambiente. Logo no momento da vigília, a Câmara aprovou uma medida provisória que legaliza a situação de posseiros. Permite que o governo passe terras públicas de até 1,5 mil hectares para as mãos de proprietários particulares sem licitação.
Nesse projeto aprovado pela Câmara, não são posseiros, são grileiros que vão ser beneficiados. A Medida Provisória começou a ser pensada para proteger aquele pequeno posseiro que mora há muito tempo. E a gente tem mostrado nas nossas reportagens esses personagens. Mas, não. Na verdade, o próprio governo mandou uma medida muito perigosa, e a Câmara piorou. Hoje, ela está sendo chamada de MP da grilagem.
Ontem, várias pessoas criticaram a medida, porque ela permite que pessoas tenham até 1,5 mil hectares sem o governo cobrar nada por isso. O governo vai dar essa terra. A MP permite também que pessoas que têm outra propriedade e empresas recebam essa terra. Elas podem até revender. Na verdade, essa MP vai incentivar a especulação com a terra na Amazônia, como várias pessoas falaram.
A ex-ministra Marina Silva fez um depoimento muito forte e acusou o ministro Mangabeira Unger de fugir desse debate.
Foto: © Greenpeace/Daniel Beltrá

Nenhum comentário:

Postar um comentário